Efeito caindo

domingo, 24 de novembro de 2013

Então é Natal Padre Marcelo Rossi

Então é natal
E o que você fez?
O ano termina
E nasce ou tra vez
Então é natal
A festa Cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo
Então, bom natal
E ano-novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem!
Então é natal
Pro enfermo e pro sãoPro rico e pro pobre
Num só coração

Então, bom natal
Pro branco e pro negro
Amarelo e vermelho
Pra paz, afinal
Então, bom natal
E ano-novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem
Então é natal
E o que a gente fez?
O ano termina
E começa outra vez
Então é natal
A festa Cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo
Então, bom natal
E ano-novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem
Aleluia a quem ama
Aleluia!
Então é natal
E o que você fez?
O ano termina
E nasce outra vez
Aleluia a quem ama
Aleluia!
Aleluia a quem ama

Aleluia!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DINÂMICA: PERDÃO X PECADO - Objetivo: Perceber o que o perdão e o pecado faz com a nossa vida. Materiais: * COPO TRANSPARENTE COM ÁGUA (não precisa encher). * PÓ DE CAFÉ * JARRA COM ÁGUA * BACIA * COLHER DE CHÁ * 01 FOLHA DE SULFITE CONTENDO A IMAGEM DE UMA CRIANÇA TRISTE. * LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA - Desenvolvimento: 1º momento: - Mostrar a imagem da criança triste e pedir para os catequisandos darem um nome a ela. - Pedir para os catequisandos descreverem a imagem. - Em seguida dizer aos catequizandos: "Esta criança está triste porque durante a semana ela cometeu muitos pecados. - Pedir para os catequisandos escolherem uma cor de lápis ou giz de cera para representar o pecado.
2ºmomento: - colocar o copo com água dentro da bacia vazia. - Deixar o pó de café e a colher próximos da bacia. - dizer aos catequisandos que o copo com água representa o coração da criança (diga o nome que os catequisandos deram a ela). - Questionar: Como está o coração da criança? Está sujo ou limpo? - Comentar: Não podemos esquecer que durante a semana a criança cometeu muitos pecados. Será que o coração dela ainda está limpo? - Informar aos catequisandos: Cada um de vocês dirá um pecado que a criança cometeu, pintará uma parte do corpo dela e colocará uma colherzinha de pecado (café) no coração (copo com água) dela. 3º momento: - Observar o desenho - Questionar: O que o pecado fez com a criança(diga o nome)? Como ficou o corpo dela? - Obeservar o copo com água. - Questionar: O que aconteceu com o coração da criança(diga o nome)? O que o pecado fez com o coração dela? - Comentar: O pecado sufocou tudo de bom que existe no interior da criança, impedindo que ela fosse feliz!!! É isso o que o pecado faz conosco, ele nos afasta do bem, de Jesus, das coisas boas e nos deixa triste e aborrecido. Mas Jesus não desiste de nós, Ele fica batendo na porta do nosso coração, para que a gente abra e permita que Ele entre e afaste todo o pecado de nós e para isso nós precisamos fazer o que? Nós precisamos pedir perdão. - Cada catequizando pedirá perdão como se fosse a criança da folha (Perdão Senhor!), a cada pedido de perdão, o (a)catequista despejará um pouco de água (jarra) no copo. - Quando terminar de limpar toda a sujeira (pecado), pedir para as crianças falarem o que observaram e descobriram. - Questionar: O que o perdão faz com o nosso coração? O que muda em nossa fisionomia? 4ºmomento: - Faça um desenho da criança após ter pedido e recebido o perdão. 5ºmomento: - Expor os desenho dos catequisando e pedir para eles observarem. 6ºmomento: - Hoje nós aprendemos que... Observação: Esta dinâmica pode ser feita em apenas um encontro, sendo realizada até o 3º momento ou em dois encontros, seguindo todos os momentos.
ENCONTRO - SANTÍSSIMA TRINDADE: O PAI, O FILHO E O ESPIRITO SANTO
Acolhida: receber os catequizandos, entregando-lhes mensagens que falem do amor de Deus, ao longo da história da Salvação. Estas mensagens deverão relembrar alguns temas já transmitidos e refletidos.
Motivação (ver): - Estamos aqui reunidos e juntos já vimos muita coisas bonitas. Já descobrimos um pouquinho de Deus. - As mensagens que vocês leram relembram toda a nossa caminhada. Durante esta caminhada, descobrimos que Deus se mostra ao longo da História da Salvação. Colocação do tema (julgar): - Vamos ler: Mt11,25-30;28;19; 2cor 1,21-22. Nestas leituras vimos bem claro as Três pessoas da santissima trindade: Pai, Filho e Espirito Santo: - O Pai nos criou e nos deu a vida porque nos ama. - O Filho Jesus Cristo, nasce de Maria, em Belém, nos ensinou o amor do Pai.Morreu e Ressuscitou. - O Espirito Santo, que nos ilumina e nos dá forças para caminharmos no bem , em direção a Deus Pai. Assim como se juntássemos três velas, elas formariam uma só chama, assim as Três Pessoas da Santíssima Trindade formam um só Deus. São três as pessoas em um só Deus. Há três pessoas diferentes: o Pai, o Filho e o Espirito Santo. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espirito Santo é Deus. Mas não são três deuses, mas três Pessoas Divinas num só Deus. Cremos em um só Deus e no Ministério da Santíssima Trindade. Quando fazemos o sina da cruz lembramos as três Pessoas. Somos batizados em nome das três pessoas. *** Dinâmica das velas *** Amarra-se três velas representando as Três Pessoas distintas da Santíssima Trindade. Acende-se apenas uma vela,onde em seguida as outras duas se acenderão com a chama da primeira representando o fogo do Espirito Santo Unindo-as em um mesmo amor.
Ação (agir transformador): - Procurar ouvir a voz de Deus, dando rspostas de fidelidade às suas inspirações. - Conversar com os nossos amigos, para que acolham o Deus Pai, Filho e Espirito Santo que nos ama e nos quer felizes. Falar sobre os compromissos do Sacramento do Batismo aos que já foram batizados,e, aos que ainda não foram, falar sobre a alegria de sermos Filhos de Deus. Oração Final Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, assim como era no principio, agora e sempre, por todos séculos dos séculos. Amém!

terça-feira, 18 de junho de 2013

TERÇO

O encontro direcionado ao terço foi realizado com a Dinâmica de conhecer o terço
Apresenta-se para os catequisandos a figura do terço em um cartaz onde explica o que significa cada conta

Em seguida pede-se que cada catequisando pegue seu terço (pedir para que cada um traga seu terço de casa) e juntos seguimos a ordem a ser iniciada a contemplação.
Inicia-se a oração do terço da esquerda para a direita, orienta-se que haverá um intervalo com uma conta maior onde fazemos o pai nosso.( Conforme figura acima)
Apresenta-se a história do terço: 

ORIGEM DO TERÇO
A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. Em 1328, segundo a Tenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos Gusmão, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.
Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora.
 É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, tido como sendo a mais importante.
 Os promotores e também divulgadores desta devoção foram os Dominicanos, que também criaram as Confrarias do Rosário.
O papa dominicano Pio V animou vivamente a prática da recitação do Rosário, que, em breve, se tornou a oração popular predileta da cristandade. Esta devoção tem o privilégio de ter sido recomendada por Nossa Senhora em Lourdes, na França, e em Fátima, Portugal, o que depõe em favor de sua validade em todos os tempos.
O terço pode ser rezado individual ou coletivamente. O terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora. Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: "Meus filhos, rezem o terço todos os dias".

Como rezar o terço


Saiba como meditar toda a vida de Jesus através dos mistérios do Santo Rosário
Com a mão direita aberta, faça com o dedo polegar uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito enquanto reza:
PELO SINAL da Santa Cruz,/ livrai-nos, Deus, Nosso Senhor,/ dos nossos inimigos.
Ainda com a mão direita aberta, faça uma grande Cruz, tocando com as pontas dos dedos na testa, no peito, no ombro esquerdo e no ombro direito enquanto diz:
EM NOME DO PAI/ e do Filho/ e do Espírito Santo./ Amém.
ORAÇÃO PREPARATÓRIA
VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
OFERECIMENTO DO TERÇO
Divino Jesus, ofereço-vos este terço que vou rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, concedei-me as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.
Segurando a Cruzinha do Terço, reze:
CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso,/ Criador do céu e da terra/ e em Jesus Cristo,/ seu único Filho,/ Nosso Senhor/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,/ nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado,/ morto e sepultado,/ desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus,/ está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;/ creio no Espírito Santo,/ na Santa Igreja Católica,/ na comunhão dos santos,/ na remissão dos pecados,/ na ressurreição da carne/ e na vida eterna./ Amém.
Na primeira conta grande, reza-se: em oferecimento a Santissima Trindade
PAI NOSSO,/ que estais nos céus,/ santificado seja o Vosso nome,/ venha a nós o Vosso reino,/ seja feita a Vossa vontade,/ assim na terra como no céu./ O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje;/ perdoai-nos as nossas ofensas/ assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido./ Não nos deixeis cair em tentação,/ mas livrai-nos do mal./ Amém.
Em cada uma das 3 contas pequenas, reza-se:
AVE, MARIA,/ cheia de graça,/ o Senhor é Convosco;/ bendita sois vós entre as mulheres,/ e bendito é o Fruto do Vosso ventre,/ Jesus./ SANTA MARIA, Mãe de Deus,/ rogai por nós, pecadores,/ agora e na hora de nossa morte./ Amém.
1º. (Ave Maria) - Em honra a Deus Pai todo poderoso que nos criou
2º. (Ave Maria) - Em honra a Deus Filho que nos remiu
3º. (Ave Maria) - Em honra ao Espirito Santo que nos santifica
No intervalo entre estas 3 contas e a próxima conta grande, reza-se:
GLÓRIA AO PAI/ ao Filho/ e ao Espírito Santo./ Como era no princípio,/ agora e sempre./ Amém.
Ó MEU JESUS,/ perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,/ levai as almas para o céu/ e socorrei principalmente as que mais precisarem.
MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO
Atualizados de acordo com a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, publicada no dia 16 de outubro de 2002
Mistérios gozosos (1º Quarto do Rosário)
A serem rezados às segundas e sábados
1º mistério: A anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. (Lc 1, 26)
Na conta grande reze: Pai-Nosso...
Nas primeiras 10 contas pequenas, reze: Ave Maria...
No intervalo reze: Glória ao Pai... e: Ó meu Jesus...
2º mistério: A visita de Maria sua prima Isabel. (Lc 1, 39)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério: O nascimento do menino Jesus em Belém. (Lc 2, 1) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: A apresentação do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A perda e o encontro do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 41) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
Mistérios da Luz (2º Quarto do Rosário)
Somente às quintas feiras

1º - Batismo de Jesus no Jordão: "Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-o Filho dileto (cf. Mt 3, 17), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo na missão que o espera." Senhor, lavai minha alma de todo pecado e toda mágoa, ressentimentos passados. Vinde sobre mim, com vosso Espírito!
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
2º - Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná: "Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos, graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes." Senhor, assim como transformastes a água em vinho, por amor a vossos filhos, transformai tudo o que impede de vos causar alegria. Transforma o meu coração, em o vosso coração. E a nossa Mãe Santíssima, advogada dos pobres pecadores que somos nós, peço que interceda junto a Deus, por mim e por toda a humanidade. Amém.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
3º - Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão: "Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)." Senhor, dirijo-me a vós, para com total confiança e humildade, reconheço minhas culpas, pedir-vos perdão. Converte-me inteiramente a fim de que eu possa ser instrumento de conversão para muitos de vossos filhos. Amém.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
4º - Transfiguração de Jesus: "Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o acredita aos apóstolos extasiados para que o 'escutem' (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo." Senhor, que minha vida seja um vivida como no Monte Tabor, extasiada com vossos prodígios e santidade. Reluz em minha face o brilho da vossa face e concedei-me a graça de viver unicamente para vós em todos os momentos de minha vida. Amém.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
5º - Instituição da Eucaristia: "Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando 'até ao extremo' o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício." Senhor, eu vos dou graças por terdes permanecido entre nós, em especial na Santa Eucaristia. Dou-vos graças pelos sacerdotes, pois somente por eles pode ocorrer um sublime milagre da transubstanciação. Fazei descer o Espírito Santo sobre os sacerdotes do mundo inteiro, sobre todo o clero, a fim de que possamos ver neles, vossa divina e gloriosa face. Amém.
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
Mistérios dolorosos (3º Quarto do Rosário)
Rezados às terças e sextas-feiras

1º mistério: A agonia de Jesus no horto da Oliveiras. (Mc 14, 32)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
2º mistério: A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Jo 19, 1)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
3º mistério: A coroação de espinhos. (Mt 27, 27)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
4º mistério: Jesus é condenado à morte. (Lc 23, 24)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
5º mistério: A crucificação, sofrimento e morte de Jesus. (Jo 19, 25)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

Mistérios gloriosos (4º Quarto do Rosário)
Rezados às quartas-feiras e domingos

1º mistério: A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mc 16, 1)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
2º mistério: A ascensão de Jesus Cristo ao céu. (At 1, 1)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
3º mistério: A descida do Divino Espírito Santo. (At 2, 1)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
4º mistério: A assunção de Nossa Senhora ao céu. (Lumen Gentium 59)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
5º mistério: A coroação de Maria como Rainha do céu. (Ap 12, 1)
- reza-se 01 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
TÉRMINO DO TERÇO
AGRADECIMENTO
Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais.
Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de Vosso Poderoso Amparo e, para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:
SALVE RAINHA,/ Mãe de misericórdia,/ vida, doçura, esperança nossa,/ salve!/ A Vós bradamos,/ os degredados filhos de Eva;/ a Vós suspiramos/ gemendo e chorando neste vale de lágrimas./ Eia, pois,/ Advogada nossa/ esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,/ e depois deste desterro/ mostrai-nos Jesus,/ bendito fruto do Vosso ventre,/ ó clemente,/ ó piedosa,/ ó doce sempre Virgem Maria.

D: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
T: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

" PARA REFLETIR "


Palavra de Deus hoje - Dez Mandamentos


Perto da casa de Maria José Cícero passa a linha do trem. Ferro forte, ligado a linhas velhas de madeira. O trem passa todos os dias, quase na mesma hora tcuf...tcuf...tcuf...tcuf... e quando passa perto de uma estrada... tut...tut...tut...!
Como é lindo ver um trem sempre na linha, um gigante de ferro transportando pessoas ou cargas. Certa vez, o pai de Maria José lhe disse: “ Eu me lembro que um dia, há muitos anos, vinha um trem carregado de açúcar e saiu d alinha, os vagões viraram, derramando toda a carga. Minha filho, a nossa vida é pouco semelhante ao modo como funciona o trem. Enquanto estamos na linha, que a lei de Deus, a nossa viagem esta garantida, mas se tentarmos viver sem a lei de Deus, “sair dos trilhos”, a nossa vida começa a perder o sentido e derramamos toda a nossa “Carga”, o amor de Deus por nós.


APRESENTANDO OS DEZ MANDAMENTOS

Ao iniciar nosso encontro vamos apresentar para as crianças os DEZ MANDAMENTOS, para isso:
1- fazer um cartaz com as mãos e escrever em cada dedo um mandamento.
2- ler com as crianças e comentar com eles a importância de cada mandamento em nossa vida (dar oportunidade para falarem e não deixar sair do tema).

3- Mostrar para os catequisandos que os mandamentos estão na Bíblia. ( Êxodo 20. 1 a 17)

FINALIZA O ENCONTRO COM TODOS DE PÉ EM CÍRCULO E LENDO JUNTOS A ORAÇÃO.
 Oração:
Senhor, tu vês o meu íntimo. Tu me conheces a fundo. Qualquer coisa que eu faça, não te passa despercebido. Penetras em meus pensamentos, conheces as minhas palavras antes mesmo que eu fale. Posso caminhar ou descansar, e tu me vês. Antes mesmo de eu ter nascido, já conhecias a minha vida. Eu te agradeço, Senhor. Por teres me criado de maneira tão bonita. As tuas obras, Senhor, são maravilhosas. Amém !

OS DEZ MANDAMENTOS

OS DEZ MANDAMENTOS (OU DECÁLOGO) É A SÍNTESE DA ANTIGA LEI DE DEUS.


  •  FORAM ESCRITOS POR DEUS E ENTREGUE A MOISÉS;
  •  OS 4 PRIMEIROS: SÃO OS MANDAMENTOS DO AMOR A DEUS;
  • OS 6 SEGUINTES: SÃO OS MANDAMENTOS DO AMOR AO PRÓXIMO;
  •  TRAÇA O CAMINHO DE UMA VIDA LIBERTA DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.
  • 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
  • 2º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
  • 3º - Lembra-te do dia de Domingo para o santificar.
  • 4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  • 5º - Não matarás.
  • 6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  • 7º - Não roubar. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
  • 8º - Não levantar falsos testemunhos.
  • 9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
  • 10º- Não cobiçar as coisas do próximo.

segunda-feira, 11 de março de 2013